Projeto Social

PROGRAMA DE ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA PELO SUS

A instituição de um programa de escleroterapia com espuma tem grande impacto social, devido ao elevado número de indivíduos com varizes avançadas e úlceras venosas no nosso país.

Em 2013 iniciamos um Programa de Escleroterapia com Espuma e cuidados com as Úlceras Venosas pelo município de Salvador através de uma contratualização entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital São Rafael. Treinamos mais de 250 profissionais de saúde (enfermeiros e técnicos do município) que trabalham em 110 postos de saúde espalhados por Salvador, estes fazem a primeira triagem dos doentes que buscam auxílio na periferia da cidade. Depois um cirurgião vascular faz a segunda triagem dos pacientes selecionados nos postos. Além disso, oferecemos capacitação profissional para mais 230 profissionais que trabalham em 12 distritos de Salvador, em unidades especializadas em feridas, as quais nos auxiliam no tratamento dos doentes com úlceras. Enfim, criamos uma Rede de Atenção Integral a Saúde para os pacientes com Doença Venosa Crônica Avançada (varizes e úlceras). Desde o início tratamos mais de 3.500 soteropolitanos e mais de 1.200 úlceras venosas, beneficiando uma população com dificuldades para resolver o seu problema de saúde na rede pública. Além da qualidade de vida e lado humano e social do Programa, encontramos sustentabilidade econômica e resultados sanitários excelentes. Um exemplo é a taxa de cicatrização das úlceras crônicas em torno de 77%, comparável aos melhores resultados da literatura publicada internacionalmente.

A cidade de Salvador, desta forma, tem sido uma capital pioneira em uma política de assistência aos doentes com varizes e úlceras venosas, a qual, esperamos, não tardará a ser utilizada em todo o Brasil.